tag:blogger.com,1999:blog-53352613663321552692024-02-26T23:38:13.445-03:00________Papo de velejador_________Antonio Carpeshttp://www.blogger.com/profile/02065298799767666593noreply@blogger.comBlogger594125tag:blogger.com,1999:blog-5335261366332155269.post-74401737825112725682021-03-30T20:00:00.025-03:002021-03-30T20:02:55.497-03:00Velejadores no You Tube Faz muito tempo que não publico nada nesse blog, alias também nem olhava pra ele. Alguns dias atrás um leitor me mandou um e-mail me incentivando a voltar a publicar material náutico.Resolvi começar fazendo uma lista de canais no You Tube que tratam de vela. Espero ter voltado com algo interessante. Se gostarem dos canais indicados, deixem um like, deixem um comentário e compartilhem com osAntonio Carpeshttp://www.blogger.com/profile/02065298799767666593noreply@blogger.com2RN-301 - Vila de Ponta Negra, Natal - RN, 59014-002, Brasil-5.8173106 -35.183068-6.90947004983169 -36.2817008125 -4.72515115016831 -34.0844351875tag:blogger.com,1999:blog-5335261366332155269.post-15136595299680405422017-01-30T17:45:00.000-03:002017-01-30T17:45:37.761-03:00De quem é a preferência quando há trânsito no mar
<!--[if gte mso 9]> <![endif]--><!--[if gte mso 9]> Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE <![endif]--><!--[if gte mso 9]>Antonio Carpeshttp://www.blogger.com/profile/02065298799767666593noreply@blogger.com1tag:blogger.com,1999:blog-5335261366332155269.post-66477158003703550552017-01-30T17:44:00.000-03:002017-01-30T17:44:00.612-03:00Churrasco a bordo
Saiba como assar uma boa carne sem colocar fogo no barco
Domingo de sol e você sai para um passeio de barco, com a família e os amigos. Navega um pouco, escolhe uma prainha, ancora, deixa as crianças brincando na água e começa, então, a verdadeira diversão: fazer um churrasquinho a bordo. Cada vez mais, picanhas e lingüiças inundam nossas águas, com seus aromas inebriantes. Tanto que, emAntonio Carpeshttp://www.blogger.com/profile/02065298799767666593noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-5335261366332155269.post-78227321210819633772015-10-26T23:56:00.001-03:002019-06-25T12:33:39.435-03:00Venha aprender a velejar em Natal
Muitas pessoas tem a vontade de aprender a velejar, porem não sabem por onde começar.
As vezes ficam presas a certos preconceitos, acreditam que seja um esporte de ricos ou ate de milionários, e não sabem que um veleirinho pequeno para uma ou duas pessoas, custa ate menos do que uma dessas bicicletas bacanas que andam por ai.
Mas e ai, Antonio Carpeshttp://www.blogger.com/profile/02065298799767666593noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-5335261366332155269.post-56716597529139961192015-07-10T10:52:00.001-03:002015-07-10T10:53:44.358-03:00Férias, bem vindo a bordo do seu sonho O mes de Julho chegou e com ele as férias, quem ja não pensou em realizar om sonho de pegar a pessoa amada e sair por ai em um veleiro conhecendo lugares fantásticos, não vou me estender muito pois copiei o texto na integra colocado pelo velejador Nelson Mattos que diz exatamente o que eu iria escrever. Ai listei uma turma de gente boa que faz charter por aí, e espera voce que tem esse Antonio Carpeshttp://www.blogger.com/profile/02065298799767666593noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-5335261366332155269.post-45377993887522504462015-07-03T10:43:00.000-03:002015-07-03T10:43:58.218-03:00De quem é a preferência quando há trânsito no mar
De quem é a preferência no mar?
Veja aqui algumas respostas para, depois, não ter de perguntar de quem foi a culpa. O mar pode parecer a faixa de rolamento dos sonhos até para o mais espaçoso dos motoristas, mas ali também existem leis que regulam o tráfego, embora algumas delas sejam pouco respeitadas na prática.
Veja aqui como funciona, teoricamente, a Antonio Carpeshttp://www.blogger.com/profile/02065298799767666593noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-5335261366332155269.post-40984651533299901042015-07-03T00:33:00.002-03:002015-07-03T00:33:43.823-03:00Aprender a Velejar! Uma questão de decisão.
Uma atitude depende apenas de você tomar uma decisão e fazer. Naturalmente que as novidades e mudanças afetam diretamente a tomada de decisão, entretanto novas atitudes tem que ser realizadas para que mudanças venham a acontecer. Você faz parte deste processo e pode contribuir.
Motivos
Antonio Carpeshttp://www.blogger.com/profile/02065298799767666593noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-5335261366332155269.post-53756524937334490122015-06-19T00:37:00.001-03:002015-06-19T00:40:49.780-03:00Como interpretar uma carta de pressão e ventos
Sobre uma carta da região sul do Brasil estão desenhadas linhas que representam a união de pontos de mesma pressão atmosférica (isobáricas). Ao longo de cada linha existe o valor da pressão dado em milibares. A pressão normal da atmosfera vale 1013 mb. As flechas espalhadas pela carta indicam a direção e, pelo Antonio Carpeshttp://www.blogger.com/profile/02065298799767666593noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-5335261366332155269.post-23487780859481972282015-05-29T00:08:00.001-03:002015-05-29T00:08:18.225-03:00Dicas de ancoragem e atracação
Você comprou o barco, aprendeu a navegar, mas, e na hora de voltar pra marina ou parar para abastecer? Confira abaixo algumas dicas sobre atracação.
1 No caso dos veleiros, o bê-á-bá para desacelerar o barco sem usar o motor é apontar a proa contra o vento e ir soltando as escotas, até as velas começarem a panejar. Mas atenção: se a proa ficar completamente de frente para o ventoAntonio Carpeshttp://www.blogger.com/profile/02065298799767666593noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-5335261366332155269.post-61371854077367578432015-05-27T10:18:00.000-03:002015-05-27T20:54:57.181-03:00Falcaças, "Ditty Bags", Marinharia
Encontrei esse post no blog CATAMARAN SAMEJ, do velejador Alex Brito, que achei muito interessante e quis compartilhar. Pois nos dias de hoje não se vê com muita frequência velejadores que saibam fazer esses trabalhos tão comuns para os homens do mar do passado.
Na vida moderna de velejar, aprender a costurar ficou fora de moda. A maioria dos novos comandantes não sentem a Antonio Carpeshttp://www.blogger.com/profile/02065298799767666593noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-5335261366332155269.post-79236216707789617152015-05-25T17:46:00.000-03:002015-05-25T17:46:55.832-03:00Manutenção de um motor Yanmar 3 GYM30
Este vídeo, apesar de ser em espanhol que acredito não será dificil de entender, é sobre a manutenção de um motor Yanmar 3 GYM30 em um veleiro.
Espero estar contribuindo para aumentar o conhecimento dos leitores do blog.
Antonio Carpeshttp://www.blogger.com/profile/02065298799767666593noreply@blogger.com1tag:blogger.com,1999:blog-5335261366332155269.post-64800149493325486612015-05-23T23:01:00.000-03:002015-05-23T23:01:47.077-03:00Um pequeno grande veleiro, Pop 25
Um projeto do escritório Roberto Barros Yacht Design para construção amadora.
O Pop 25 é um veleiro de cruzeiro costeiro de linhas modernas e funcionais. Seu design mostra alguns novos conceitos, tais como casco com formato em delta, quilhas e lemes gêmeos, ausência de estai de popa e um plano de linhas com costado vertical e fundo plano no sentido transversal.
Projetado Antonio Carpeshttp://www.blogger.com/profile/02065298799767666593noreply@blogger.com1tag:blogger.com,1999:blog-5335261366332155269.post-61479743452270749332015-05-22T11:54:00.000-03:002015-05-22T11:54:01.360-03:00Ode a um Piloto Automático
Dia desses me deparo com uma interessante mensagem enviada para um grupo de emails que reúne velejadores de todo Brasil. É sobre um piloto automático que estragou, e seu Antonio Carpeshttp://www.blogger.com/profile/02065298799767666593noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-5335261366332155269.post-83902923688667336242015-05-19T21:58:00.000-03:002015-05-19T21:58:23.748-03:00Técnicas de fundeio
Já postei em outras oportunidades, sobre âncoras, hoje volto ao assunto fundeio com uma matéria que foi colocada em 2010 pelo Luís Cardoso no blog do veleiro Big Rider
Saber fundear uma embarcação corretamente parece fácil, mas se não soubermos algumas técnicas de segurança, podemos viver momentos difíceis a bordo ou até mesmo perder nossa embarcação. Existem na Antonio Carpeshttp://www.blogger.com/profile/02065298799767666593noreply@blogger.com1tag:blogger.com,1999:blog-5335261366332155269.post-23842047601461292412015-05-18T19:57:00.000-03:002015-05-19T13:50:12.883-03:00Barco à Vela
Aqui na terra, a vida é aglomeração; lá fora, sobre as águas, está a liberdade. Aqui, o mundo nos acompanha demasiadamente, lá fora estamos sozinhos. Uma milha longe e nos encontramos num mundo exclusivo para nós, e que mundo ! Um mundo de águas, vento e céus.
Um mundo de Antonio Carpeshttp://www.blogger.com/profile/02065298799767666593noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-5335261366332155269.post-81906693760675838562015-05-14T11:24:00.001-03:002015-05-18T10:31:29.397-03:00O Maitairoa ainda vive
A EMOCIONANTE HISTÓRIA DO VELEIRO QUE SE TORNOU UM MARCO NA HISTÓRIA DA CONSTRUÇÃO AMADORA NO BRASIL
Roberto Barros
Foi revelado no final de 2013 o discurso que a rainha da Inglaterra tinha pronto para ser lido sobre a terceira guerra mundial. Esse discurso havia sido escrito há exatamente trinta anos — tempo que documentos estratégicos perdem o status de segredo de estado no Reino Unido. Antonio Carpeshttp://www.blogger.com/profile/02065298799767666593noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-5335261366332155269.post-32998283062020321682015-05-09T00:08:00.000-03:002015-05-09T12:11:28.312-03:00Testando uma âncora Spade
Na postagem anterior, falei dos modelos mais usados de âncoras, o Bruce e o Danforth. Nessa gostaria de mostrar esse vídeo com um teste deste modelo Spade, segundo o amigo João Haas uma evolução do modelo arado. Apesar do teste ser realizado em terra, que não é o ambiente natural de uma âncora, acredito que sirva para ver como ela funciona e sua resistência.
Antonio Carpeshttp://www.blogger.com/profile/02065298799767666593noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-5335261366332155269.post-63489405401820548552015-05-07T09:50:00.001-03:002015-05-07T10:47:36.581-03:00Danforth ou Bruce?
Qual, afinal, é a melhor âncora? A resposta é: depende...
As âncoras do tipo danforth e, principalmente, bruce, são as mais usadas pelos donos de barcos no Brasil.
Mas elas são bem diferentes entre si, tanto no formato quanto no desempenho.
As danforth se caracterizam por terem duas patas paralelas e pontiagudas, que, não importa o lado que caiam na água, conseguem unhar o Antonio Carpeshttp://www.blogger.com/profile/02065298799767666593noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-5335261366332155269.post-79449347367982343662015-04-24T12:16:00.001-03:002015-04-24T12:22:30.982-03:00Treino de snipe
Esse video é so pra dar uma idéia de como trabalham o proeiro e o timoneiro em uma velejada de Snipe
Antonio Carpeshttp://www.blogger.com/profile/02065298799767666593noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-5335261366332155269.post-7904653640889162832015-04-20T12:51:00.001-03:002015-04-20T12:51:24.091-03:00Conheça a história do naufrágio do transatlântico Wilheim Guslöff, na Segunda Guerra Mundial Há 65 anos acontecia o maior naufrágio do mundo. Mas, até hoje, pouca gente ouviu falar dele Na noite de 30 de janeiro de 1945, o transatlântico Wilhelm Gustlöff deslizava pelas águas geladas do mar Báltico rumo a oeste. Sua missão: evacuar milhares de alemães que fugiam das tropas soviéticas durante a Segunda Guerra. Os capitães Friederich Petersen e Wilhelm Zahn iniciaram o percurso Antonio Carpeshttp://www.blogger.com/profile/02065298799767666593noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-5335261366332155269.post-35253842973771544602015-04-20T12:05:00.001-03:002015-04-20T12:05:36.751-03:00Onze barcos já estão pré-inscritos na Refeno 2015Technorati Marcas: Refeno,Vo Rai,intuição,Mocra,Toro,Pangeia,Avatar,Andante,Ecos,BoleroII A inscrição para a 27ª edição da Refeno começou na última quinta-feira (16) e em menos de 48 horas onze barcos já garantiram sua pré-inscrição na maior regata oceânica do Brasil e uma das mais importantes da América Latina. Veleiros de quatro categorias diferentes já confirmaram interesse Antonio Carpeshttp://www.blogger.com/profile/02065298799767666593noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-5335261366332155269.post-11294822137965374912015-01-26T12:16:00.001-03:002015-01-26T12:16:15.456-03:00Também, depois de praticamente atropelar uma ilha! Time que encalhou barco na Volvo Ocean Race dispensa navegador O Team Vestas Wind, barco da Dinamarca na Volvo Ocean Race, anunciou que o holandês Wouter Verbraak não faz mais parte da equipe. No comunicado, enviado nesta sexta-feira (23), os dirigentes da equipe, patrocinadores e o comandante Chris Nicholson analisaram o que ocorreu na segunda etapa da regata e decidiram não continuar Antonio Carpeshttp://www.blogger.com/profile/02065298799767666593noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-5335261366332155269.post-84897527493049270882015-01-19T11:20:00.001-03:002015-01-19T11:20:23.804-03:00BICAMPEÃO TIAGO QUEVEDO, DO RIO GRANDE DO SUL, É BICAMPEÃO BRASILEIRO DE OPTIMIST Assim se faz a vela, com incentivo aos novos velejadores! Infelizmente em Natal nosso velejador mais novo ja deve andar bem acima dos 30 anos. Se não for feito um trabalho de renovação, que espero o nosso Iate Clube venha a fazer, nossa vela não tem muito futuro. Parabéns Tiago Quevedo e parabéns ao Veleiros do Sul!Antonio Carpeshttp://www.blogger.com/profile/02065298799767666593noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-5335261366332155269.post-15566048978419932672015-01-15T11:04:00.001-03:002015-01-15T11:04:19.677-03:00Freud no mar Minha atual leitura é o livro “Diário de Bordo” do velejador André Magalhães Homem de Mello, o primeiro velejador brasileiro a dar a volta ao mundo em solitário, sem escalas, pelo Oceano Austral, que estou achando ótimo e recomendo, e de onde extrai esse trecho que gostei muito. O que buscam os praticantes da vela? Fugir da rotina, fazer as pazes com a natureza, conhecer pessoas Antonio Carpeshttp://www.blogger.com/profile/02065298799767666593noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-5335261366332155269.post-84373414712819686462015-01-07T11:56:00.001-03:002015-01-07T11:56:50.161-03:00Reflexões do RubãoDando uma olhada no blog do veleiro Doris, dos amigos Rubens e Rita, encontrei esse pensamento do Rubão que gostei muito. Resolvi reproduzi-lo para as pessoas que não acompanham o blog deles, ate para que possam faze-lo, pois os detalhes da viagem são muito bacanas e sempre nos ajudam de alguma forma com informações e/ou incentivo a que venhamos tambem realiza-las. Este ano e pouco de viagem Antonio Carpeshttp://www.blogger.com/profile/02065298799767666593noreply@blogger.com0