Amir Klink
Viajar de veleiro
A maravilha de se viajar de veleiro é que basta que se decida ir para algum lugar, tudo que se tem que fazer é levantar a âncora,içar velas e ir embora.Essa sensação de liberdade é fabulosa,é quase como ter asas e voar livremente,basta bate-las.Helio Setti Jr.
Tem que ir, ver e sentir!
"...Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu, para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor, e o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o seu próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser; que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver..."
Amir Klink

domingo, 15 de novembro de 2009
Parabéns ao Helio Milito!
quarta-feira, 11 de novembro de 2009
Vela rígida igual a asa de avião
Este post não é sobre um Hobie Cat, mas é sobre um parente, o grande catamarã BMW Oracle.
Após deixar o mundo náutico curioso com a criação de uma vela rígida em formato de avião, o BMW Oracle foi para a água na última terça-feira par afazer o teste do novo equipamento. De acordo com sites especializados que estavam transmitindo a primeira velejada da nova vela ao vivo, correu tudo conforme o previsto. Esta primeira velejada serviu para a equipe saber como funciona o equipamento e tentar se adaptar. Os treinos seguirão nas próximas semanas.
A vela em formato de asa de avião mede 57 metros de altura e é quase 80% maior que a asa de um Boeing 747, que mede apenas 31 metros. Foram necessárias 20 semanas entre o início da construção e sua finalização.
Postado em http://velejar.wordpress.com/
Fonte: Revista Náutica
domingo, 8 de novembro de 2009
Projeto Navegando o Brasil: Diário de Bordo
Diário de Bordo
Acompanhe no link acima a totalidade do diário do Thomas
08/11/2009 - 14:00
O barco acaba de sair de Niteroi. Vem sob os cuidados do Peter e do Charles. Uma otima noticia: saiu uma materia no O Fluminense sobre o projeto. Abs, Thomas
07/11/2009 - 14:33
Estou em Sao Paulo, o barco vem amanha para ca. Vamos analisar a melhor forma de fazer as travessas novas de forma a retomar o projeto logo. Teremos a versao 3.0 do barco... estou me sentindo um piloto de testes...Mas navegar e isso mesmo: tudo vai sendo arrumado e melhorado, sempre ha algo a ser feito, talvez modificado. Como nao tivemos o teste do barco, esse meio trecho acabou sendo o laboratorio. Agora eu tenho a media de singradura do barco com vento contra e pesado e descobri que vou levar mais uma media de 27 dias para fazer o resto e nao 15. Uma diferenca e tanto, mas realista, principalmente por causa dos ventos predominantes nesta epoca do ano. Levei em media 16 horas para cada trecho de 90 milhas, tive oportunidade de saber como o barco se comporta em varias situacoes diferentes e que eu preciso de um descanso a cada 90 milhas.
06/11/2009 - 08:39
Longo dia ontem... lavamos tudo e desmontamos o barco. Grande decepcao ao revisar as travessas... alem dos parafusos visiveis outros parafusos haviam se rompido... analisamos a travessas durante duas horas e conversamos com velajodores experientes e profissionais de manutencao nautica. A conclusao foi unanime: as travessas precisam se feitas de outra forma, elas nao suportam o esforco estrutural a que e submetido o barco. Tive muita sorte de conseguir chegar a Niteroi e ter feito o conserto de fortuna de forma que travasse a travessa a ponto dela nao se separar definivamente do barco. Vamos levar o barco de volta a Sao Paulo, fazer travessas novas e sair dequi de novo. E frustante, mas a seguranca esta em primeiro lugar. Aproveito para agradecer ao velejadores, que formam uma comunidade solidaria e muito prestativa por todo o apoio que tenho recebido. Chego a conlusao que o mar e a natureza desperta em nos o lado positivo do ser humano. Obrigado! Em breve navegaremos juntos de novo, mas voces podem acomanhar o andamento do projeto aqui no site.
Este é segundo projeto inédito de Thomas Kremer.
O primeiro foi o livro Ilhabela Da Princesa, primeiro livro do mundo com todas as fotografias marcadas por geotaging, permitindo ao leitor ir exatamente onde foi feita à fotografia do livro.
O objetivo do fotógrafo é voltar aos locais daqui a dez anos e registrar as intervenções do homem na natureza.
Thomas acredita que fazemos parte da natureza e devemos ter como objetivo diário preservá-la. E, que mostrando o lado mais belo dela, as pessoas serão sensibilizadas e terão maior consciência sobre a necessidade de defendermos o meio ambiente como a nossa maior e principal riqueza.
O projeto busca, também, mostrar às pessoas como velejar é se integrar à natureza, aproveitando o vento para se locomover. E, ressalta que velejar não é necessariamente um esporte elitista, pois basta um barco pequeno para se divertir.
Thomas constata ainda, que é uma pena, que as pessoas dediquem tão pouco tempo ou interesse para praticar um esporte tão saudável e tão completo quanto a vela. O Brasil é um país que tem uma costa muito grande e navegável 12 meses por ano em um clima ameno.
Thomas tem 40 anos, casado e é pais de dois meninos.
Fotógrafo profissional, apaixonado por vela há mais de 20 anos.
Acompanhe no link acima a totalidade do diário do Thomas
08/11/2009 - 14:00
O barco acaba de sair de Niteroi. Vem sob os cuidados do Peter e do Charles. Uma otima noticia: saiu uma materia no O Fluminense sobre o projeto. Abs, Thomas
07/11/2009 - 14:33
Estou em Sao Paulo, o barco vem amanha para ca. Vamos analisar a melhor forma de fazer as travessas novas de forma a retomar o projeto logo. Teremos a versao 3.0 do barco... estou me sentindo um piloto de testes...Mas navegar e isso mesmo: tudo vai sendo arrumado e melhorado, sempre ha algo a ser feito, talvez modificado. Como nao tivemos o teste do barco, esse meio trecho acabou sendo o laboratorio. Agora eu tenho a media de singradura do barco com vento contra e pesado e descobri que vou levar mais uma media de 27 dias para fazer o resto e nao 15. Uma diferenca e tanto, mas realista, principalmente por causa dos ventos predominantes nesta epoca do ano. Levei em media 16 horas para cada trecho de 90 milhas, tive oportunidade de saber como o barco se comporta em varias situacoes diferentes e que eu preciso de um descanso a cada 90 milhas.
06/11/2009 - 08:39
Longo dia ontem... lavamos tudo e desmontamos o barco. Grande decepcao ao revisar as travessas... alem dos parafusos visiveis outros parafusos haviam se rompido... analisamos a travessas durante duas horas e conversamos com velajodores experientes e profissionais de manutencao nautica. A conclusao foi unanime: as travessas precisam se feitas de outra forma, elas nao suportam o esforco estrutural a que e submetido o barco. Tive muita sorte de conseguir chegar a Niteroi e ter feito o conserto de fortuna de forma que travasse a travessa a ponto dela nao se separar definivamente do barco. Vamos levar o barco de volta a Sao Paulo, fazer travessas novas e sair dequi de novo. E frustante, mas a seguranca esta em primeiro lugar. Aproveito para agradecer ao velejadores, que formam uma comunidade solidaria e muito prestativa por todo o apoio que tenho recebido. Chego a conlusao que o mar e a natureza desperta em nos o lado positivo do ser humano. Obrigado! Em breve navegaremos juntos de novo, mas voces podem acomanhar o andamento do projeto aqui no site.
THOMAS KREMER
Este é segundo projeto inédito de Thomas Kremer.

O objetivo do fotógrafo é voltar aos locais daqui a dez anos e registrar as intervenções do homem na natureza.
Thomas acredita que fazemos parte da natureza e devemos ter como objetivo diário preservá-la. E, que mostrando o lado mais belo dela, as pessoas serão sensibilizadas e terão maior consciência sobre a necessidade de defendermos o meio ambiente como a nossa maior e principal riqueza.
O projeto busca, também, mostrar às pessoas como velejar é se integrar à natureza, aproveitando o vento para se locomover. E, ressalta que velejar não é necessariamente um esporte elitista, pois basta um barco pequeno para se divertir.
Thomas constata ainda, que é uma pena, que as pessoas dediquem tão pouco tempo ou interesse para praticar um esporte tão saudável e tão completo quanto a vela. O Brasil é um país que tem uma costa muito grande e navegável 12 meses por ano em um clima ameno.
Thomas tem 40 anos, casado e é pais de dois meninos.
Fotógrafo profissional, apaixonado por vela há mais de 20 anos.
Capacitação e cursos avançados de vela!
Camilodavela
Se alguem estiver com dificuldades ou gostaria de se aprimorar , ministro cursos que podem auxiliarem, como capacitação, técnicas de regatas, criação de regatas e eventos náuticos.Possuo uma escola de vela aqui em São paulo , mas posso viajar para qq lugar do país para ministrar cursos...
Tenho tambêm venda de equipamentos e velas, novos ou usados para qq tipo de veleiros.
Fiz capacitação do nucleo de Redenção da serra e técnicas de regatas em ilha comprida...
QQ duvida entre em contato! abraços e bons ventos
retirado do Orkut comunidade Navega São Paulo
sábado, 7 de novembro de 2009
Você sabia que a navegação noturna exige o triplo de atenção? Te explicamos o porque
À noite, a visibilidade é infinitamente menor (principalmente em relação aos outros barcos, já que nenhum deles possui faróis, como os automóveis) e, com isso, desaparecem, também, todas as referências visuais conhecidas, como pontas, parcéis e bóias cegas. Dessa forma, até mesmo locais familiares tornam-se, subitamente, irreconhecíveis. Para complicar ainda mais, a sinalização náutica brasileira é deficiente e, quase sempre, não iluminada. Assim, no escuro tudo fica bem mais arriscado e a única maneira de lidar com isso é duplicando a atenção e triplicando a margem de segurança. O melhor mesmo seria evitar navegar à noite, especialmente em áreas movimentadas. Mas, se não der, siga as orientações do quadro ao lado, para que seu passeio não termine como o dos ocupantes da lancha acima. Que, quase por um milagre, nada sofreram.
Quando já estiver escuro...
...Verifique se todas as luzes de navegação funcionam. Se uma delas não acender, não parta.
...Use uma velocidade 50% menor ou, no caso de lanchas, a mínima para manter o planeio.
...Navegue fora da cabine, especialmente se ela tiver vidros escuros, porque a visibilidade fica menor.
...Apague as luzes do posto de comando (mas não as de navegação!), porque a claridade atrapalha a pilotagem.
...Use os equipamentos eletrônicos mais do que nunca, especialmente o GPS, cuja rota deve ser traçada antes.
...Prefira os canais mais largos, mesmo que isso aumente a distância. Atalhos sempre embutem maiores riscos.
...Peça silêncio a bordo, para poder ouvir eventuais buzinas de outros barcos em rotas de colisão.
...Siga os reflexos da lua na água, de forma a poder enxergar a tempo eventuais obstáculos à frente.
...Faça como os velhos marinheiros e use os bons e velhos faróis para se guiar no meio da escuridão.
...Fique atento a sinais de espuma na água, porque elas podem significar arrebentações adiante.
...Não pilote como está acostumado a fazer durante o dia, e sim com o triplo de atenção.
Da Náutica 226 postado em www.nautica.com.br
Mar Sem Fim: João Lara parte rumo à Antártida
O navegador João Lara Mesquita chega nesta sexta-feira (30) à cidade gaúcha de Rio Grande, onde vai pegar o Mar Sem Fim, antes um veleiro, agora um trawler de 75 toneladas e 68 pés de linha d´águao. João Lara começa então uma expedição até o continente gelado. O barco vai descer as costas uruguaia e argentina até Ushuaia, e tentará cruzar o Drake, até a Antártida, no começo de dezembro. A tripulação então trará o barco até Ushuaia no começo de janeiro e depois volta ao Brasil. O barco, no entanto, fica por lá. A idéia é trazer o barco ao Brasil em 2010, mas via Pacífico, contornando a América do Sul.
Visite o site da expedição em: www.marsemfim.com.br.
Da redação da www.nautica.com.br
Visite o site da expedição em: www.marsemfim.com.br.
Da redação da www.nautica.com.br
quinta-feira, 5 de novembro de 2009
Auto-suficiente?
Aqui tem imagens recentes do projeto Waterpod™.
publicado no http://maracatublog.wordpress.com
terça-feira, 3 de novembro de 2009
João Pessoa sedia Paraibano de Hobie Cat 16 neste domingo
O domingo será de velas ao vento e de muito colorido na orla de João Pessoa. Cerca de 40 velejadores de 20 embarcações participam neste fim de semana, na praia de Cabo Branco, do Campeonato Paraibano de Hobie Cat 16, promovido pelo Iate Clube da Paraíba e Federação Paraibana de Vela e Motor.
A competição terá seis regatas e será uma seletiva, e ao mesmo tempo uma preparação, para o campeonato brasileiro da modalidade, que este ano também será disputado na Capital paraibana, no período de 18 a 21 de novembro.
Entre os velejadores, há muita expectativa para estas disputas, já que serão realizadas na mesma raia, onde ocorrerá o brasileiro, na praia de Cabo Branco, em frente ao Embassador Flat. “É um local maravilhoso para a prática desse esporte. Não foi escolhido por acaso pela Associação Brasileira de Hobie Cat para ser a sede deste brasileiro", enfatizou Bernardo Cantinho, presidente do Iate Clube da Paraíba.
Entre os favoritos ao título paraibano estão Guilherme Crispim/Daniel Maia – atuais campeões estaduais -, André Montenegro/Alan Silva e Paulo Sérgio/Paulo Filho. Esta última dupla é hexa campeã brasileira de hobie cat 14 e estréia na classe 16 nesta competição. “É um grande desafio para mim, mas estou preparado para surpreender os adversários, não só no campeonato paraibano, mas também no brasileiro, que será disputado num local onde conhecemos muito bem”, declarou Paulo Sérgio.
Entre os velejadores, há muita expectativa para estas disputas, já que serão realizadas na mesma raia, onde ocorrerá o brasileiro, na praia de Cabo Branco, em frente ao Embassador Flat. “É um local maravilhoso para a prática desse esporte. Não foi escolhido por acaso pela Associação Brasileira de Hobie Cat para ser a sede deste brasileiro", enfatizou Bernardo Cantinho, presidente do Iate Clube da Paraíba.
Entre os favoritos ao título paraibano estão Guilherme Crispim/Daniel Maia – atuais campeões estaduais -, André Montenegro/Alan Silva e Paulo Sérgio/Paulo Filho. Esta última dupla é hexa campeã brasileira de hobie cat 14 e estréia na classe 16 nesta competição. “É um grande desafio para mim, mas estou preparado para surpreender os adversários, não só no campeonato paraibano, mas também no brasileiro, que será disputado num local onde conhecemos muito bem”, declarou Paulo Sérgio.
Do http://www.paraiba1.com.br/Noticia
segunda-feira, 2 de novembro de 2009
Um pouco de culinária é sempre bom
1º Jul 2009
O prato é fácil e pode ser feito com vários acompanhamentos, como risotos, batata souté, arroz branco, polenta, etc.
O prato é fácil e pode ser feito com vários acompanhamentos, como risotos, batata souté, arroz branco, polenta, etc.
Próprio para a praia do Sítio: o bar abre à tardinha com o prenúncio de uma noite enluarada e vamos lá.
Carré de Cordeiro precoce (corte francês) com polenta mole.
-400 gr de carne por pessoa
-tempere com alho, cebola, sal e pimenta ao gosto.
-selar a carne numa panela ampla, regando lentamente com cerveja, dourando a carne e formando o molho.
-Servir o prato com o molho por cima da polenta com parmesão, se tiver gratinador use. Assinar com geléia de pimenta, decorando com folhas de manjericão.
Carré de Cordeiro precoce (corte francês) com polenta mole.
-400 gr de carne por pessoa
-tempere com alho, cebola, sal e pimenta ao gosto.
-selar a carne numa panela ampla, regando lentamente com cerveja, dourando a carne e formando o molho.
-Servir o prato com o molho por cima da polenta com parmesão, se tiver gratinador use. Assinar com geléia de pimenta, decorando com folhas de manjericão.
(*) O Comandante Luiz Morandi é um experiente lancheiro e velejador, e requintado gourmet.
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