Amir Klink
Viajar de veleiro
A maravilha de se viajar de veleiro é que basta que se decida ir para algum lugar, tudo que se tem que fazer é levantar a âncora,içar velas e ir embora.Essa sensação de liberdade é fabulosa,é quase como ter asas e voar livremente,basta bate-las.Helio Setti Jr.
Tem que ir, ver e sentir!
"...Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu, para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor, e o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o seu próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser; que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver..."
Amir Klink
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domingo, 31 de janeiro de 2010
Glossário Náutico
Hoje vou postar um glossário náutico, para que possamos estar por dentro de certos nomes com os quais não temos muita intimidade.
Abotucadura - Ponto aonde venha se fixar um ovem ou brandal ao casco.
Acuteladas - Velas com muita barriga.
Adernar - Inclinar a embarcação.
Adernar - Inclinar a embarcação para um dos bordos
Adriça - Cabo que serve para suspender (içar) as velas e as bandeiras.
Aduchar - Deixar um cabo bem arrumado.
Aguentar - Parar de puxar.
Aguentar sobre volta - Prender passando no cunho mas, aguentando na mão.
Alheta - Ponto aonde se juntam o costado e o espelho de pôpa.
Amantilho - Fixa o pau de spinaker ou a retranca para cima.
Amarra - Corrente ou cabo que liga a âncora ao barco.
Amuras a Bombordo - Quando o lado de Bombordo é o que recebe o vento (Barlavento)
Amuras a Boreste - Quando o lado de Boreste é o que recebe o vento (Barlavento)
Arribar - Girar a Proa no sentido de afastá-la da linha do vento (contrário de orçar)
Árvore Seca - Navegação "sem velas" quando o vento está muito forte
Asa-de-Pombo - Disposição das velas em lados opostos quando se navega com o vento pela popa
Barlavento - A direção de onde vem o vento (contrário de sotavento)
Bicha ou Downhaul - Cabo usado para tensionar a valuma da vela
Boca - A parte lateral mais larga de uma embarcação
Bochecha - Parte da embarcação entre a proa e o través
Bolsa de Tala - Reforços costurados a vela usados para acomodar as talas
Bombordo - O lado esquerdo da embarcação quando se está olhando para a proa
Bordejar - Velejar contra o vento usando uma série de cambadas
Boreste - O lado direito da embarcação quando se está olhando para a proa
Brandais - Cabos de aço estendidos lateralmente até o topo do mastro, que impedem o seu movimento para os lados
Burro - Dispositivo usado para puxar a retranca para baixo
Caçar - Puxar as escotas
Cambar - Girar a Proa através da linha do vento, mudando as velas de lado
Cana de Leme - A alavanca que controla o leme
Catracas - Um dispositivo mecânico ou elétrico usado para aumentar a capacidade de puxar um cabo
Cockpit - Espaço na parte de trás da embarcação onde se localizam os seus comandos
Cruzeta - Reforço lateral em forma de cruz fixada ao mastro onde se apóiam os brandais
Cunho - Peça fixada ao convés usada para amarração de cabos
Cunningham - Olhal (ilhós) instalado na testa da vela grande usado para tensioná-la
Dar um Jaibe - Girar a Popa através da linha do vento, mudando as velas de lado
Escotas - Cabos usados para controlar as velas. "Caçar" é puxar esses cabos trazendo a vela para a linha de centro do veleiro e "Folgar" é soltá-los, deixando a vela se afastar dessa linha de centro
Estai de Popa - Cabo de aço estendido entre a popa e o topo do mastro que impede o seu movimento para frente
Estai de Proa - Cabo de aço estendido entre a proa e o topo do mastro que impede o seu movimento para trás
Esteira - Borda de baixo
Esticador - Dispositivo usado para tensionar os estais e brandais
Filado ao Vento - Condição em que a embarcação aponta a proa diretamente para o vento sem seguimento ou governo
Folgar - Soltar as escotas
Forras de Rizo - Dispositivo (olhais e cabos) usado para reduzir a vela quando o vento está muito forte
Fuzil - Dispositivo que conecta os estais e brandais ao convés ou casco
Garlindéu - A junção que une a retranca ao mastro. Funciona como um elo giratório que permite a retranca mover-se para cima, para baixo e de um lado para o outro
Genoa - Vela triangular usada na proa
Guarda-Mancebo - Proteção de cabos de aço ao longo da borda da embarcação
Leme - Um dispositivo com a forma de uma chapa, localizado na popa do barco e que serve para governá-la
Mastreação - Conjunto de mastros, retrancas, estais, brandais e demais peças que suportam as velas
Mastro - Perfil vertical que suporta as velas e a retranca
Mestra ou Vela Grande - Vela principal montada no mastro maior
Moitões - Conjunto de roldanas que servem para guiar cabos numa direção desejada ou para compor conjuntos para a redução de esforço
Nó - Medida de velocidade da embarcação equivalente a uma milha náutica por hora ou 1,852 quilômetros por hora
Olha - Argola de metal usada para reforço
Orça Fechada - Velejar o mais próximo possível da linha do vento em direção contrária a este
Orça Folgada - Velejar num ponto entre a orça e o través
Orçar - Girar a Proa na direção do vento (contrário de arribar)
Outhaul - Cabo usado para tensionar a parte de baixo da testa da vela
Panejar - Movimento da vela de balançar irregularmente quando se solta demais a escota ou quando a proa do barco aponta para a linha do vento num ângulo menor do que a orça fechada
Pé - Medida equivalente a 12 polegadas ou 30,48 cm
Popa - Parte de trás da embarcação
Popa Rasa - Velejar com o vento soprando na mesma direção da embarcação
Poste de Guarda-Mancebo - Poste vertical que suporta cabos de aço ao longo da borda da embarcação
Proa - Parte da frente de uma embarcação
Púlpito - Armação de tubos usada para proteger o velejador durante as operações na proa da embarcação
Punho da Adriça - Topo da vela (Local onde é presa a adriça)
Punho da Amura - Parte (canto) de baixo da vela
Punho da Escota - Local onde é presa a escota
Quilha - Um peso sob a forma de uma barbatana, fixado na parte de baixo do casco do veleiro, que serve para impedir o abatimento lateral da embarcação e contribui para a sua estabilidade
Retranca - Perfil horizontal usado para prender e estender a esteira da vela grande
Rizar - Reduzir a área vélica quando o vento está muito forte, dobrando-a sobre a retranca (vela grande) ou enrolando-a no estai de proa (genoa)
Sotavento - A direção para onde vai o vento (contrário de barlavento)
Spinnaker ou Balão - Vela de Proa muito leve e grande usada com ventos de popa até o través
Storm-Jib - Pequena vela de proa, muito resistente, usada com ventos muito fortes
Talas - Tiras de plástico ou madeira que atuam enrijecendo a vela e mantendo uma forma desejada. Contribuem também para evitar o panejamento da valuma
Testa - Borda da frente
Través - Velejar com o vento perpendicular em relação ao rumo da embarcação
Través Folgado ou Alheta - Velejar num ponto entre o Través e a Popa Rasa
Valuma - Borda de fora da vela
Vento Aparente - A velocidade e direção do vento anotadas por um observador que se move em uma embarcação.
Vento Verdadeiro - A velocidade e direção do vento anotadas por um observador estático
Postado no site www.eboat.com.br
Acuteladas - Velas com muita barriga.
Adernar - Inclinar a embarcação.
Adernar - Inclinar a embarcação para um dos bordos
Adriça - Cabo que serve para suspender (içar) as velas e as bandeiras.
Aduchar - Deixar um cabo bem arrumado.
Aguentar - Parar de puxar.
Aguentar sobre volta - Prender passando no cunho mas, aguentando na mão.
Alheta - Ponto aonde se juntam o costado e o espelho de pôpa.
Amantilho - Fixa o pau de spinaker ou a retranca para cima.
Amarra - Corrente ou cabo que liga a âncora ao barco.
Amuras a Bombordo - Quando o lado de Bombordo é o que recebe o vento (Barlavento)
Amuras a Boreste - Quando o lado de Boreste é o que recebe o vento (Barlavento)
Arribar - Girar a Proa no sentido de afastá-la da linha do vento (contrário de orçar)
Árvore Seca - Navegação "sem velas" quando o vento está muito forte
Asa-de-Pombo - Disposição das velas em lados opostos quando se navega com o vento pela popa
Barlavento - A direção de onde vem o vento (contrário de sotavento)
Bicha ou Downhaul - Cabo usado para tensionar a valuma da vela
Boca - A parte lateral mais larga de uma embarcação
Bochecha - Parte da embarcação entre a proa e o través
Bolsa de Tala - Reforços costurados a vela usados para acomodar as talas
Bombordo - O lado esquerdo da embarcação quando se está olhando para a proa
Bordejar - Velejar contra o vento usando uma série de cambadas
Boreste - O lado direito da embarcação quando se está olhando para a proa
Brandais - Cabos de aço estendidos lateralmente até o topo do mastro, que impedem o seu movimento para os lados
Burro - Dispositivo usado para puxar a retranca para baixo
Caçar - Puxar as escotas
Cambar - Girar a Proa através da linha do vento, mudando as velas de lado
Cana de Leme - A alavanca que controla o leme
Catracas - Um dispositivo mecânico ou elétrico usado para aumentar a capacidade de puxar um cabo
Cockpit - Espaço na parte de trás da embarcação onde se localizam os seus comandos
Cruzeta - Reforço lateral em forma de cruz fixada ao mastro onde se apóiam os brandais
Cunho - Peça fixada ao convés usada para amarração de cabos
Cunningham - Olhal (ilhós) instalado na testa da vela grande usado para tensioná-la
Dar um Jaibe - Girar a Popa através da linha do vento, mudando as velas de lado
Escotas - Cabos usados para controlar as velas. "Caçar" é puxar esses cabos trazendo a vela para a linha de centro do veleiro e "Folgar" é soltá-los, deixando a vela se afastar dessa linha de centro
Estai de Popa - Cabo de aço estendido entre a popa e o topo do mastro que impede o seu movimento para frente
Estai de Proa - Cabo de aço estendido entre a proa e o topo do mastro que impede o seu movimento para trás
Esteira - Borda de baixo
Esticador - Dispositivo usado para tensionar os estais e brandais
Filado ao Vento - Condição em que a embarcação aponta a proa diretamente para o vento sem seguimento ou governo
Folgar - Soltar as escotas
Forras de Rizo - Dispositivo (olhais e cabos) usado para reduzir a vela quando o vento está muito forte
Fuzil - Dispositivo que conecta os estais e brandais ao convés ou casco
Garlindéu - A junção que une a retranca ao mastro. Funciona como um elo giratório que permite a retranca mover-se para cima, para baixo e de um lado para o outro
Genoa - Vela triangular usada na proa
Guarda-Mancebo - Proteção de cabos de aço ao longo da borda da embarcação
Leme - Um dispositivo com a forma de uma chapa, localizado na popa do barco e que serve para governá-la
Mastreação - Conjunto de mastros, retrancas, estais, brandais e demais peças que suportam as velas
Mastro - Perfil vertical que suporta as velas e a retranca
Mestra ou Vela Grande - Vela principal montada no mastro maior
Moitões - Conjunto de roldanas que servem para guiar cabos numa direção desejada ou para compor conjuntos para a redução de esforço
Nó - Medida de velocidade da embarcação equivalente a uma milha náutica por hora ou 1,852 quilômetros por hora
Olha - Argola de metal usada para reforço
Orça Fechada - Velejar o mais próximo possível da linha do vento em direção contrária a este
Orça Folgada - Velejar num ponto entre a orça e o través
Orçar - Girar a Proa na direção do vento (contrário de arribar)
Outhaul - Cabo usado para tensionar a parte de baixo da testa da vela
Panejar - Movimento da vela de balançar irregularmente quando se solta demais a escota ou quando a proa do barco aponta para a linha do vento num ângulo menor do que a orça fechada
Pé - Medida equivalente a 12 polegadas ou 30,48 cm
Popa - Parte de trás da embarcação
Popa Rasa - Velejar com o vento soprando na mesma direção da embarcação
Poste de Guarda-Mancebo - Poste vertical que suporta cabos de aço ao longo da borda da embarcação
Proa - Parte da frente de uma embarcação
Púlpito - Armação de tubos usada para proteger o velejador durante as operações na proa da embarcação
Punho da Adriça - Topo da vela (Local onde é presa a adriça)
Punho da Amura - Parte (canto) de baixo da vela
Punho da Escota - Local onde é presa a escota
Quilha - Um peso sob a forma de uma barbatana, fixado na parte de baixo do casco do veleiro, que serve para impedir o abatimento lateral da embarcação e contribui para a sua estabilidade
Retranca - Perfil horizontal usado para prender e estender a esteira da vela grande
Rizar - Reduzir a área vélica quando o vento está muito forte, dobrando-a sobre a retranca (vela grande) ou enrolando-a no estai de proa (genoa)
Sotavento - A direção para onde vai o vento (contrário de barlavento)
Spinnaker ou Balão - Vela de Proa muito leve e grande usada com ventos de popa até o través
Storm-Jib - Pequena vela de proa, muito resistente, usada com ventos muito fortes
Talas - Tiras de plástico ou madeira que atuam enrijecendo a vela e mantendo uma forma desejada. Contribuem também para evitar o panejamento da valuma
Testa - Borda da frente
Través - Velejar com o vento perpendicular em relação ao rumo da embarcação
Través Folgado ou Alheta - Velejar num ponto entre o Través e a Popa Rasa
Valuma - Borda de fora da vela
Vento Aparente - A velocidade e direção do vento anotadas por um observador que se move em uma embarcação.
Vento Verdadeiro - A velocidade e direção do vento anotadas por um observador estático
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