Viajar de veleiro



A maravilha de se viajar de veleiro é que basta que se decida ir para algum lugar, tudo que se tem que fazer é levantar a âncora,içar velas e ir embora.Essa sensação de liberdade é fabulosa,é quase como ter asas e voar livremente,basta bate-las.

Helio Setti Jr.

Tem que ir, ver e sentir!


"...Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu, para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor, e o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o seu próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser; que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver..."


Amir Klink



domingo, 27 de junho de 2010

A ABVC apresenta o programa do CRUZEIRO INTERNACIONAL DA COSTA LESTE 2010.

.A edição 2010 do Cruzeiro Internacional da Costa Leste terá uma grande novidade: seguirá até Fernando de Noronha. Em continuidade à integração iniciada na edição anterior com a regata Internacional Recife-Fernando de Noronha, o Costa Leste vai até Recife e depois para Noronha, integrando definitivamente os dois eventos. 

Para quem só pode ter 30 dias de participação, a regata permite a chegada até Salvador nesse período. Pra quem tem mais tempo, a flotilha seguirá até Noronha. Outra alternativa para os que não tem tanto tempo assim é conseguir que alguém leve o veleiro de Salvador até Recife para participar da Refeno em Setembro. 


O Costa Leste é um cruzeiro bienal (anos pares) ao longo da costa leste do Brasil (Rio - Recife), que vem acontecendo há mais de nove anos com enorme sucesso. O principal objetivo é levar veleiros de comandantes iniciantes integrados em flotilha com outros, de maior experiência, pela costa, com segurança. 

O cruzeiro é integrado ao "Crucero da La Amistad", realizado pelo Clube de Velriros de San Isidro, no qual partem velejadores argentinos e uruguaios para integrarem-se ao calendário brasileiro de cruzeiros. (logo Amistad) A rota do Costa Leste é bastante conhecida e atraente e nessa época do ano, o clima ameno e ventos favoráveis reúnem as melhores condições para a viagem. Excepcional oportunidade de velejar em grupo, privilegiando a segurança e o companheirismo. 

Além disso, sua realização está coordenada com outras regatas: A Regata da Amizade que sai de Buenos Aires, chega ao Rio a tempo da saída do Cruzeiro Costa Leste; que por sua vez chega a tempo da participação na regata Aratu-Maragojipe (www.aratuiateclube.com.br) e também na Refeno (www.refeno.com.br). 

PROGRAMA PRELIMINAR COSTA LESTE 2010** 


Sai:Chega:
Iate Clube do Rio de Janeiro - 17/7/2010Búzios - 18/7
Búzios - 22/7Vitória - 24/7
Vitória - 28/7Abrolhos - 30/7
Abrolhos - 03/8Sto. André - 04/8
Sto. André - 10/8Ilhéus - 11/08
Ilhéus - 14/08Camamu - 15/08
Camamu - 19/08Salvador - 20/08
Salvador - Aratu (Aratu-Maragojite) = 28/8 a 04/09
Aratu - 06/09Maceió 09/09
Maceió - 12/09Recife 13/09
Refeno = 25/setembro 2010

(**) As datas e portos estão sujeitos à alterações antes e durante o percurso, em função da largada, da meteorologia e da organização. Paradas adicionais ou divisão da flotilha serão decisões da organização sempre em função das condições de segurança, calado e capacidade de fundeio do local. 

O que está incluído e o que não está na inscrição que vou pagar ? 

O principal objetivo do Cruzeiro Internacional da Costa Leste é proporcionar aos velejadores menos experientes uma navegação segura e uma experiência de cruzeiro de longo curso. Para isso é preciso criar uma estrutura, o que tem um custo. Além disso, o cruzeirista também receberá um kit com pelo menos uma camiseta e uma mochila além de poder participar da programação social que está sendo preparada e uma apostila contendo diversas informações técnicas com dicas, waypoints e orientações de preparação. Esses são os principais motivos da cobrança dos valores. Para criar essa estrutura, muitas pessoas trabalham de maneira voluntária há muito tempo, e continuarão trabalhando durante e após o cruzeiro, em planejamento, logística, contatos, organização de eventos, festas, elaboração, execução, transporte e entrega de brindes, organização e controle de inscrições, relação com cada um dos pontos de parada (são previstos 12 além da largada e chegada), tendo gastos com combustível, telefones, passagens e outros, para consolidar as relações com as instituições e pessoas envolvidas, tudo para que o participante possa usufruir dessa experiência sem ter que pensar em outras atividades que não seu próprio planejamento de cruzeiro. 

O principal benefício portanto é a participação oficial no Cruzeiro Internacional da Costa Leste, decorrente de toda essa experiência e organização prévia dos organizadores e usufruir da estrutura preparada. 

Em caso de conseguirmos patrocínios e/ou apoios, esses benefícios serão ampliados e a previsão é de participar também de pelos menos duas festas (largada e chegada), e de outros eventos durante o cruzeiro, como churrascos e cervejadas. Os valores da inscrição da embarcação conforme especificado em 6.3 incluem a inscrição do Comandante. 

Não estão incluídas quaisquer taxas de inscrição em regatas festivas (inclusive Refeno) ou taxa de preservação do IBAMA em Abrolhos (R$10,00 por pessoa em 2008), que deverão ser arcadas por cada um dos comandantes e/ou seus tripulantes, bem como demais despesas pessoais ou relativas aos veleiros participantes nos Iate Clubes e locais de parada, como passeios, transportes, ingressos, alimentação, bebidas, água, lavagens, banhos ou outras que possam surgir durante a realização do cruzeiro. 


Postadoem http://www.abvc.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário