Viajar de veleiro



A maravilha de se viajar de veleiro é que basta que se decida ir para algum lugar, tudo que se tem que fazer é levantar a âncora,içar velas e ir embora.Essa sensação de liberdade é fabulosa,é quase como ter asas e voar livremente,basta bate-las.

Helio Setti Jr.

Tem que ir, ver e sentir!


"...Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu, para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor, e o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o seu próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser; que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver..."


Amir Klink



quinta-feira, 31 de março de 2011

Dicas do Helio

 

Inox manchado? Gel nele!

No artigo anterior Reinaldo Giovannetti deu a dica para limpar peças de aço inox amareladas com a aplicação de suco de limão. Eu, como sou preguiçoso, prefiro usar o limão pra fazer caipirinha, mas aí perguntei: e se a peça continuar manchada? Então ele respondeu:

O tom amarelo nada mais é que óxido na superfície do material, que pode ser retirado com ácido cítrico, desde que não esteja muito aderente. Se a camada de óxido estiver muito aGel decapante Amazôniaderente o limão poderá até tirar um pouco, mas a peça continuará amarelada. Neste caso devemos partir para a força bruta: aplicar um decapante.

O decapante mais eficiente para aço inox é o ácido nítrico (HNO3) que deve ser diluído em água, ou, o que julgo ser a melhor opção para velejadores, em forma de gel.

Não custa lembrar que o ácido nítrico, ou gel decapante, é perigoso e deve ser manuseado com luvas, máscara e óculos de segurança.

O gel decapante para inox é uma pasta branca, parecida com graxa à base de Lítio e já vem pronta para usar. Após lavar bem a peça com água e sabão é só aplicar o gel na superfície da peça, com pincel, deixar por 15 minutos, retirar com água em abundância e lavar com sabão. Mas atenção: se o gel ficar muito mais tempo a peça ficará manchada definitivamente. As duas marcas de gel mais comuns no mercado são Amazônia e Avesta.

Postado no blog do Maracatu

Nenhum comentário:

Postar um comentário