Viajar de veleiro



A maravilha de se viajar de veleiro é que basta que se decida ir para algum lugar, tudo que se tem que fazer é levantar a âncora,içar velas e ir embora.Essa sensação de liberdade é fabulosa,é quase como ter asas e voar livremente,basta bate-las.

Helio Setti Jr.

Tem que ir, ver e sentir!


"...Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu, para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor, e o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o seu próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser; que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver..."


Amir Klink



domingo, 25 de julho de 2010

Os 10 mandamentos do bom passageiro.

Fim de semana de sol e um amigo convida você, marinheiro de primeiríssima viagem, para um passeio de barco. Se não quiser criar nenhum constrangimento, fazer tudo certinho e ainda ser convidado muitas outras vezes para outros passeios com seu amigo (que, dependendo do que acontecer a bordo, pode até virar ex-amigo...), siga com atenção os 10 tópicos a seguir, que resumem bem o que todo convidado deve fazer ao entrar num barco. Veja o quê e por quê.

1 - Tire os sapatos – Barcos são como casas de japoneses: todo mundo deve entrar descalço. É uma questão de limpeza, porque barcos são brancos e esta cor não combina com solas de sapatos. Atenção especialmente às mulheres, porque salto alto no convés, nem pensar.

2 - Não leve o amigo junto – Barcos têm espaço limitado e o número de ocupantes não pode ultrapassar o máximo permitido. Imagine, então, se ele já estiver cheio e o último convidado a chegar for você e junto com um bando de amigos?

3 - Pergunte como funciona o banheiro - Banheiros de bordo têm truques, especialmente nas descargas dos vasos sanitários. Assim, antes de passar pelo constrangimento de ter que pedir ajuda numa situação vexatória, pergunte logo como a coisa funciona. É bem melhor antes do que depois.

4 - Não passe bronzeador... – Bronzeadores são oleosos e gordurosos. E nenhuma destas características combina com o casco branquinho dos barcos. Portanto, esqueça deles enquanto estiver a bordo.

5 - ...Mas abuse do protetor solar – Ao contrário dos bronzeadores, protetores solares são absolutamente obrigatórios em qualquer barco. A razão é simples: barcos se movimentam e isso gera vento, que mascara o calor. Mas o sol continua a queimar.

6 - Não exagere na bagagem – Barcos, como já se disse, têm espaços reduzidos. Por isso, não leve para bordo absolutamente nada além do estritamente necessário. E, ainda assim, acondicionado em pequenas sacolas ou bolsas macias, dessas que dá para acomodar em qualquer cantinho.

7 - Economize água – Barcos têm tanques pequenos, por isso é fundamental não desperdiçar água. Deixar a torneira aberta enquanto lava a louça ou tomar longos banhos são coisas que não se deve fazer nem em casa. Que dirá num barco.

8 - Previna-ve contra enjôo – Se você tem propensão e sentir algum tipo de mal-estar no mar, tome logo algum medicamento preventivo, antes mesmo de embarcar. Assim, você não estraga o seu passeio e o dos outros também, porque — lembre-se! — quando um vomita, todos vomitam.

9 - Ajude nas tarefas... – Num barco, sempre há alguma coisa a fazer para ajudar na navegação — seja soltar um cabo ou prender uma bóia. Especialmente nos veleiros, que sempre necessitam subir, descer e regular velas. Assim, na medida do possível, tente ajudar. Ou, pelo menos, se ofereça, caso necessário.

10 - ...Mas não faça o que não sabe – Na ânsia de querer ajudar na navegação, passageiros leigos muitas vezes acabam criando situações de risco a bordo. Portanto, só se meta a fazer o que sabe. E, se não souber, não tenha vergonha alguma de sempre perguntar ao comandante, que será sempre a única pessoa a ser ouvida a bordo.

Fonte: Náutica

Nenhum comentário:

Postar um comentário