Amir Klink
Viajar de veleiro
A maravilha de se viajar de veleiro é que basta que se decida ir para algum lugar, tudo que se tem que fazer é levantar a âncora,içar velas e ir embora.Essa sensação de liberdade é fabulosa,é quase como ter asas e voar livremente,basta bate-las.Helio Setti Jr.
Tem que ir, ver e sentir!
"...Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu, para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor, e o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o seu próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser; que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver..."
Amir Klink

terça-feira, 19 de outubro de 2010
Largou a Velux 5 Oceans 2010/11
E nas águas de França, ponto inicial e final da peleja global que vai parar também na Cidade do Cabo, Wellington, Salvador e Charleston, apenas 5 skippers e seus Eco 60 (na verdade Opens 60 fabricados antes de 2003 e com uma regra de apelo eco-marqueteiro) estavam na linha de partida.
Reaproveitamento de cascos de embarcações
Pescadores de uma ilha da Inglaterra tiveram uma ideia simples, barata e criativa para reciclar antigos barcos, que não serviam mais para navegação: transformá-los em galpões.
A ideia é tão simples quanto útil. Virando as embarcações de cabeça para baixo e adicionando portas, os barcos transformam-se em galpões, podendo também ser usados como diversas formas de habitação.
A ilha chama-se Lindisfarne(ou Holy Island, IlhaSagrada), situada na costa nordeste da Inglaterra, e ligada à terra firme de Northumberland por uma estradinha.
Hein?
Uma ilha ligada por estrada?
Então não é uma ilha...
Ocorre que a ilha é inundada diariamente pela maré. A população da ilha não chega a 200 habitantes!
Vídeo mostra helicóptero resgatando motorista preso pela maré em Lindisfarne.
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segunda-feira, 18 de outubro de 2010
Câmera boa para viagens
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LUMIX - DMC-ZS7PU-K
· 12.1 Megapixels
· Zoom inteligente de 16x
· Modo viagem com GPS
· Lente Leica grande-angular de 25mm
· Gravação de vídeos em Alta Definição
· iA - Intelligent Auto
· Exposição manual
· LCD inteligente de 3 polegadas
Função GPS Integrado aumenta a diversão da fotografia e da viagem
Os dados do local em que a foto foi tirada são automaticamente incluídos na imagem, com latitude e longitude nos dados do EXIF. Essas imagens com marcação geográfica podem ser identificadas nos mapas de mídia social na Internet para compartilhamento com amigos e parentes. Além disso, a ZS7 também mostra o nome do país, estado, cidade e pontos de referência, usando os dados internos para fornecer aos usuários informações em tempo real do local das fotos e deixar o ato de fotografar ainda mais divertido. As informações de pontos de referência excedem mais de 500 mil, abrangendo cerca de 73 países. A ZS7 também ajusta o horário local de acordo com o fuso-horário de cada região.
Lente LEICA DC com Zoom Inteligente de 16x e ultra grande-angular de 25mm
Lente LEICA DC VARIO ELMAR e zoom óptico de 12x com ultra grande-angular de 25mm. Graças à mais nova tecnologia de Resolução Inteligente, a ZS7 conta com o Zoom Inteligente, que estende a taxa de zoom em aproximadamente 1,3x, mantendo a qualidade de imagem, mesmo quando combinado ao zoom digital. Isso significa que o zoom óptico de 12x pode passar a ser equivalente a praticamente 16x.
Gravação de filmes em AVCHD Lite com Zoom e o modo iA (Intelligent Auto)
Grava filmes de alta definição no modo AVCHD Lite com 720p e som estéreo. Além disso, o popular modo iA (Intelligent Auto) também está disponível na ZS7 para a gravação de filmes. Este formato de gravação permite ao usuário gravar vídeos utilizando o zoom durante a filmagem.
Modo iA ainda mais atual com o POWER O.I.S. e a tecnologia de Resolução Inteligente
Esse modo está ainda mais evoluído com a inclusão do mais avançado sistema de estabilização de imagem POWER O.I.S. comparado ao MEGA O.I.S., e a tecnologia de Resolução Inteligente - agora com o dobro da capacidade de eliminação de tremulações.
Mais informações no link abaixo
http://www.panasonic.com.br/produto/Cameras_e_Filmadoras/Cameras_Digitais_Lumix/DMC-ZS7PU-K.aspx
domingo, 17 de outubro de 2010
Dragagem do Potengi
Numa conversa informal com o capitão dos portos, Alan Kardec, tive a informação que o aumento da largura do canal tem o objetivo de criar mais espaço para os navios poderem girar dentro do rio já que com o aumento da profundidade do canal aumentara também a tonelagem dos navios e consequentemente o comprimento dos mesmos. Como o canal tem cem metros será aumentado em mais cinqüenta, vinte e cinco para cada lado o que fara com que pegue parte do fundeadouro do iate clube.
Segundo Alan Kardec, esse aprofundamento não tomara o fundeadouro, pois a área de manobras dos navios fica em frente ao porto e o aumento próximo ao clube é para tornar o canal mais reto , já que hoje existe uma curva no canal quase em frente ao clube. Já foi pedido a Codern que posicione as bóias de forma a ficarem por fora do fundeadouro, que somente será afetado no aumento de sua profundidade para doze metros.
sexta-feira, 15 de outubro de 2010
Do Rio Grande do Sul a Noronha
O sotaque não esconde. Eles são do Rio Grande do Sul. Mas, nada de Porto Alegre ou alguma cidade pertinho da capital gaúcha. Na verdade, eles vieram de Jaguarão, município que fica a 400 km de Porto Alegre e faz fronteira com o Uruguai. É de lá que veio a tripulação do barco Rebojo I, comandada por Ernesto Pires, 71 anos. A embarcação ganhou o prêmio especial de "Barco brasileiro de local mais distante”, na 22ª Refeno. Ernesto mais dois tripulantes saíram do Rio Grande do Sul no início de junho e chegaram ao Recife no dia 20 de setembro.
Foi uma viagem longa, porém muito proveitosa, já que foi a primeira vez que eles tinham velejado pelo Nordeste do Brasil. “ Nós nunca tínhamos velejado do Rio de Janeiro para cima. Então, essa foi uma oportunidade que tivemos de conhecer o Nordeste do Brasil. A viagem foi boa, e pegamos ventos muito fortes. O que encontramos de diferente em velejar por essa parte do país foram as chuvas repentinas. No Sul, não tem isso”, afirmou Pires, acrescentando que se sente lisonjeado por ter ganhado o troféu.
Ao longo da travessia Rio Grande do Sul- Noronha, eles falaram que não enfrentaram nenhum problema, mas deram um susto em várias pessoas. É que de Salvador a Maceió, eles tinham combinado com alguns barcos maiores de fazer esse percurso juntos. Mas, como o Rebojo era menor que as outras embarcações, acabou ficando para trás. A distância foi tanta dele em relação aos outros barcos, que estes acabaram perdendo o contato com os gaúchos. “Eles tinham chegado de manhã e nós tínhamos chegado à noite, mas só quisemos entrar no porto pela manhã. Todos ficaram muito preocupados conosco”, afirmou Pires. A história que já foi motivo de angustia, agora é contada de forma bem humorada.
Ernesto e seus amigos-tripulantes, Carlos Wilson Vera e Antônio Azambuja, contaram que o que os motivou a fazer a essa viagem foi a aventura. “Mais legal ainda será a volta, porque iremos parar em várias cidades”, disse Carlos Wilson. “Para fazer uma viagem como essa é preciso ter coragem. Quem tem medo, nunca viria de barco. O segredo para não acontecer acidentes é respeitar o mar. O mar será sempre o mar. Temos que adaptar o barco para as condições dele”, falou Ernesto.
E como bom gaúcho, para aguentar tanto tempo no mar, o que não falta em seu barco é o velho chimarrão. Para se ter uma ideia, eles trouxeram mais de dez quilos de erva-mate para preparar a bebida. “Assim, dá para ir e voltar tranquilo”, pontuou Ernesto. A expectativa de chegada a Jaguarão é em dezembro, mais exatamente, às 12h, do dia 24. “Temos que estar lá para o Natal, se não a gente não ganha presente, né?”, brincaram.
Fonte: Raitza Vieira - Diario de Pernambuco
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quinta-feira, 14 de outubro de 2010
Vieram na Fenat (Fernando de Noronha / Natal)
Chegaram a Natal no veleiro Temüjin, fazendo parte da Fenat, o casal Lucio e Natalia com os filhos Bianca, Nicole, Luc e o cão da família Ushi. A família é de Belo Horizonte e estão a três meses morando no barco. Junto com eles esta um amigo argentino Daniel que os acompanhara ate o Caribe. Também estão por aqui a caminho do Caribe os Veleiros Irun do casal Daniel e Christine,Guga buy do Zanella e do Eduardo(Zanellinha),o Flyer do Fabio e da Mirian, o Delirante da Simone e seus filhos Raquel e Rafael,o Travessura da familia tres no mundo Sergio, Jonas e Carol, o Luthier do Dorival e Catarina, o Bulimundu do comandante gaúcho de Cabo Verde(????) John Vieira, tendo como tripulantes Saul Capella e Ildefonso Junior comandante do veleiro Gosto D’agua que já participou de outras edições da Refeno.
John é um caboverdiano que se criou nos EUA e aprendeu a falar português, não o de Portugal que é o idioma de Cabo verde mas sim o do Brasil, com uma família de gaúchos de Santo Antonio da Patrulha, cidade a 90km de Porto Alegre, que eram seus amigos. O que fez com que se identificasse com o Rio Grande do Sul onde hoje ele mora e tem uma empresa.
Vamos manter contato para saber noticias das andanças desse povo pelo Caribe.
Fim de semana de cruzeirista
Apos a regata de sábado fomos convidados pelo casal Avoante a pernoitar em um barco que eles estão tomando conta, para vivermos a experiência de morar a bordo. Gostamos tanto que ficamos três noites e saímos com planos de tentar uma temporada maior para ver a adaptação a essa vida de cruzeirista.
Nesses dias tiveram muita festa, muito churrasco e muitas informações trocadas entre os cruzeiristas, que aproveitam para trocar waypoints; dicas sobre equipamentos.
Muitos que estão subindo para o Caribe queriam informações sobre a entrada em Galinhos, um lugar muito lindo, que todos querem conhecer. Nelson do Avoante deu algumas informações e delas já nasceu uma idéia de seguirem em flotilha num mini cruzeiro ate lá dia 30/10 quando a maré estará favorável a entrada na barra.
No sábado a noite chegou um catamarã chamado Costa Rica de 82 pés que vinha do Caribe e vai para as ilhas Seychelles para fazer charter, segundo informações dos skipers do veleiro chamados Joel e Ronan ele possui 14 suítes com muito conforto.
Na noite de segunda feira aconteceu uma festa de casamento no clube e então o pessoal da vela resolveu, pra variar, fazer um churrasquinho no píer do Iate.
Nesse churrasco foi dada uma folga para o churrasqueiro oficial, o Nelson, e o Zanellinha o Dorival e eu tomamos conta da churrasqueira stereo(uma em cada bordo) do Guga Buy.
Foi tão bom que acho que causamos ate um pouco de inveja no pessoal que estava na festa de casamento, pois a alegria e a confraternização do pier chamaram a atenção ate do cantor que nos ofereceu uma musica.
Durante o churrasco, Lucio do veleiro Temüjin ofereceu para degustação duas garrafas da cachaça Santa Rosa, uma jovem e uma envelhecida em barril de carvalho por oito anos que são produzidas por sua família a mais de cem anos, que foram apreciadas e elogiadas por todos. Também foram acrescentadas ao nosso churrasco duas garrafas de rum trazidas do caribe pelo Ronan e pelo Joel do catamarã francês Costa Rica, uma garrafa de uma cachaça de alambique de São Paulo trazida pelo Sergio do Travessura além das caipirinhas de caju e cajá feitas pela Lucia do Avoante e das cervejas do Eduardo e do Dorival dos veleiros Guga buy e Luthier
sexta-feira, 1 de outubro de 2010
Veleiro Potiguar reconquista o Troféu Tartaruga
O veleiro Tuta do comandante Ricardo Barbosa, nesta XXII Refeno comandado pelo velejador Joca, reconquistou para o Rio Grande do Norte o festejadissimo Troféu Tartaruga, que premia o penultimo colocado na Refeno e que fora antes conquistado pelo veleiro Avoante que não marcou presença este ano, pois seus tripulantes participaram a bordo do veleiro Toa toa.
terça-feira, 28 de setembro de 2010
Chegaram a Noronha
Veleiro Muakã 44:15:50
Veleiro Jazz II 49:19:27
Veleiro Tuta 64:24:12