Viajar de veleiro



A maravilha de se viajar de veleiro é que basta que se decida ir para algum lugar, tudo que se tem que fazer é levantar a âncora,içar velas e ir embora.Essa sensação de liberdade é fabulosa,é quase como ter asas e voar livremente,basta bate-las.

Helio Setti Jr.

Tem que ir, ver e sentir!


"...Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu, para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor, e o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o seu próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser; que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver..."


Amir Klink



quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Velejar é uma arte bastante complexa

Velejar é uma arte bastante complexa
A vida a bordo não é uma eterna aventura náutica, nem tão cheia de perigos que nos eleve à condição de super-homens. As grandes ondas, os grandes temporais e os ferozes tubarões, pertencem, mais aos roteiros de filmes do que à realidade de uma boa velejada.
Às vezes pegar um mau tempo, é mais pela inexperiência em decifrar os boletins meteorológicos ou os sinais da natureza. Velejar, claro é uma arte mais complexa do que simplesmente saber regular velas ou colocar o barco no rumo.
Entretanto, fazer uma viagem ao redor do mundo pelo mar hoje, é um feito bastante natural. Os equipamentos eletrônicos existentes são extremamente eficientes e de fácil leitura. As comunicações estão cada vez mais evoluídas e localizar um barco no meio de um oceano é apenas questão de horas, com o advento do Epirb, um rádio transmissor, que quando acionado emite sinais fornecendo as coordenadas, nome da embarcação, porto de origem, nome do comandante e até telefones para contato.
Os radares de última geração quando localizam um navio, já informam o nome da embarcação, o porto de saída, porto de destino e outras informações relevantes. O custo desse equipamento é relativamente barato e se adéqua a qualquer barco, independente de tamanho.
O piloto automático, é uma das ferramentas mais importantes em um barco de cruzeiro. Com ele é possível fazer uma viagem de muitos dias de velejada sem pegar uma só vez no timão, apenas apertando os botões mais e menos.
Algumas pessoas acreditam que é necessário ser um grande marinheiro, com extrema coragem para morar a bordo de um veleiro, enfrentando dificuldades como as grandes ondas e as tempestades.
Porem não são as dificuldades que fazem um grande marinheiro. O que faz um grande marinheiro, são seus atos em prol da segurança da embarcação e de sua tripulação.
Baseado em texto de Nelson Mattos, publicado no “Diário do Avoante” no www.tribunadonorte.com.br do dia 01/02/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário