Viajar de veleiro



A maravilha de se viajar de veleiro é que basta que se decida ir para algum lugar, tudo que se tem que fazer é levantar a âncora,içar velas e ir embora.Essa sensação de liberdade é fabulosa,é quase como ter asas e voar livremente,basta bate-las.

Helio Setti Jr.

Tem que ir, ver e sentir!


"...Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu, para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor, e o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o seu próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser; que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver..."


Amir Klink



quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Encontrada a mais antiga mensagem do mundo dentro de garrafa

Andrew Leaper, capitão do barco de pesca “Copious”, encontrou a mensagem dentro de garrafa mais antiga do mundo.O objeto estava no mar há 97 anos e 309 dias.
A mensagem dentro da garrafa pedia para que quem achasse o objeto devolvesse-o para o diretor do conselho de pesca da Escócia, com a data e a hora da descoberta marcadas — além de prometer uma recompensa de 6 pences (o que corresponde a apenas R$ 0,20).
A garrafa era um dos 1.890 recipientes que foram usados em uma pesquisa que estudou os mares escoceses. O trabalho rendeu grandes frutos, possibilitando a determinação de um padrão na circulação de águas em torno do país. Apesar disso, apenas 315 mensagens foram devolvidas até o momento.

Esse costume de jogar ao mar mensagens em garrafas é bem antigo, no ano 310 a.C.,um filosofo grego ja usava as garrafas para provar que o Mediterrâneo tinha surgido do fluxo das aguas do Atlântico. E na Inglaterra, no período elisabetano, essa era a maneira de comunicação secreta dos capitães ingleses com o Almirantado, e quem as abrisse e lesse a carta era punido com a morte.

Em sua primeira circunavegação,de 1984 a 1994 a familia Schürmann jogou ao mar 140 garrafinhas, e até 1999 tinham recebido noticias de 06 pessoas que as haviam encontrado, algumas a mais de mil milhas de onde foram jogadas.

Uma grande historia envolvendo mensagens em garrafas, aconteceu com um lavador de pratos que encontrou uma garrafa na praia e dentro estava o testamento, escrito 13 anos antes, de Daisy Alexander, filha de Isaac Singer, inventor da maquina de costura, deixando sua fortuna de 12 milhões de dólares para quem achasse a mensagem e para seu dvogado em partes iguais.

Apartir de  hoje nunca mais uma garrafinha na praia passara sem ser examinada por quem ler esse texto.

Espero que depois de conferir se não tem uma mensagem dentro lembrem-se de leva-la e deposita-la no lixo.

Fonte: Discovery News; Foto: Reprodução/DiscoveryNews

Fonte : Familia Schürmann: Um Mundo de Aventuras

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Da Venezuela a Argentina de caiaque

Em um caiaque emprestado, o sueco Christian Bodegren rema sozinho da Venezuela à Argentina pelos rios mais míticos do continente sul-americano

“Consultei livros sobre a história dos primeiros homens que atravessaram o continente pelos rios e fiquei fascinado pela região. O sonho levou a uma ideia que, por fim, tornou-se realidade.”

Leia a materia completa na Go Out Side

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Navio com portêineres chama atenção em Santos

Embarcação entrou no porto da cidade neste domingo (2).
Navio traz também um carregamento de transtêineres.

Navio com portêineres chama a atenção em Santos (Foto: José Carlos Silvares /Divulgação)

Navio com portêineres chama a atenção em Santos (Foto: José Carlos Silvares /Divulgação)

Um navio com carregamento de portêineres e transtêineres chegou à barra de Santos, no litoral de São Paulo, no último dia 23 de agosto. Na manhã deste domingo (2), a embarcação entrou no Porto de Santos e chamou a atenção de quem estava na praia.

Os equipamentos auxiliam na movimentação portuária. O portêiner é um guindaste específico para retirar ou inserir cargas nos navios. Já o transtêiner é um equipamento um pouco menor, que serve para movimentar as cargas dentro do porto, sendo utilizado como um transportador de mercadorias.
O navio ZhenHua 14, que veio da China, traz a uma empresa da cidade, a Brasil Terminal Portuário (BTP), quatro portêineres e seis transtêineres para operações no porto. O navio, que tem 248 metros de comprimento e 41 de largura, foi construído na Polônia.
No total, a empresa que atua em Santos comprou oito portêineres e 26 transtêineres, divididos em quatro lotes de entrega. O navio com o segundo lote já saiu da China e tem previsão de chegada ainda para este mês.

Do G1 Santos

Veleiro Naufraga a caminho da Refeno

 

Cabanga/Divulgação

Infelizmente a Refeno tera um participante a menos. O Nanuk, um veleiro aluminio de 42 pes que vinha de São Paulo,teve problemas de motor e, ainda não se sabe os detalhes, por volta das quatro horas da manha deste sabado acabou batendo nas pedras do molhe do Ingles na entrada do porto de Recife e naufragou.

O chefe de garagem do Cabanga, Almir Souza de Alcântara, levou um barco de apoio até o local, às cinco horas da manhã, onde encontrou apenas o mastro da embarcação fora da água, área onde a profundidade média é de 12 metros. Os tripulantes já haviam sido resgatados. A Refeno deste ano deverá ter a participação de 120 barcos e a partida da regata é no dia 13 de outubro, do Marco Zero.

Cabanga/Divulgação