Viajar de veleiro



A maravilha de se viajar de veleiro é que basta que se decida ir para algum lugar, tudo que se tem que fazer é levantar a âncora,içar velas e ir embora.Essa sensação de liberdade é fabulosa,é quase como ter asas e voar livremente,basta bate-las.

Helio Setti Jr.

Tem que ir, ver e sentir!


"...Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu, para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor, e o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o seu próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser; que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver..."


Amir Klink


segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Conhecendo a Ocearch

Esta semana fui convidado pelo gerente da Caterpillar em Natal, Jose Luiz, a conhecer um projeto de âmbito mundial de pesquisa sobre tubarões.

Patrocinado pela Caterpillar essa pesquisa é desenvolvida a bordo do barco M / V OCEARCH, um laboratório em alto mar super equipado, com participação de pesquisadores do país onde ela esta se desenvolvendo, para trazer mais conhecimento sobre essa espécie, que esta muito ameaçada e a qual muitas pessoas sem conhecimento acham que o melhor seria que acabasse de vez. Essas pessoas não pensam ou não fazem a menor ideia do problema que isso acarretaria ao mundo todo, já que os tubarões são topo de cadeia alimentar e sem eles outras espécies que lhe servem de alimentos, como focas e arraias, se proliferariam de tal forma que acabariam com peixes e lagostas, só para citar alguns exemplos, causando um desequilíbrio ecológico talvez irrecuperável.

07312014_OCEARCH_Brazil_0818

07312014_OCEARCH_Brazil_0647

Aqui estão mais algumas informações sobre a Ocearch e sobre o barco M/V OCEARCH: 

“A OCEARCH é uma organização sem fins lucrativos com um alcance global, para uma investigação sem precedentes sobre os grandes tubarões brancos e outros grandes predadores. Em um ambiente colaborativo criado pelo fundador, presidente e lider da Expedição Chris Fischer, a OCEARCH  leva pesquisadores e instituições para gerar dados anteriormente inatingíveis sobre a movimentação, a biologia e a saúde dos tubarões para que se possa proteger o seu futuro, reforçando simultaneamente a segurança pública e a educação.

A OCEARCH é líder em pesquisa de código aberto, o compartilhamento de dados é feito em tempo quase real e gratuitamente através da Global Tubarão Tracker, que permite aos alunos e ao público aprender ao lado de PhDs.

Mais de 50 pesquisadores de mais de 20 instituições têm colaborado com OCEARCH se atualizado com mais de três dezenas de trabalhos de pesquisa em andamento ou concluídas. Expedições de pesquisa são conduzidos em todo o mundo a bordo do M / V OCEARCH, que serve como laboratório e uma nave-mãe. Utilizando uma plataforma hidráulica de 75.000 lb capacidade projetada para levantar com segurança tubarões adultos, para acesso por uma equipe multidisciplinar de pesquisa. Até 12 estudos são realizados em cerca de 15 minutos em um tubarão adulto ao vivo. O M / V OCEARCH funciona com cinco motores Caterpillar e é capaz de uma Circunavegação global.

Dezessete expedições de pesquisa foram realizados até o momento, com mais sete programadas até o final de 2015.”