Viajar de veleiro



A maravilha de se viajar de veleiro é que basta que se decida ir para algum lugar, tudo que se tem que fazer é levantar a âncora,içar velas e ir embora.Essa sensação de liberdade é fabulosa,é quase como ter asas e voar livremente,basta bate-las.

Helio Setti Jr.

Tem que ir, ver e sentir!


"...Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu, para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor, e o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o seu próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser; que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver..."


Amir Klink



sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Mais da metade do caminho navegado


Imagine-se navegando em alto-mar em um veleiro de 34 pés, fazendo 120 milhas náuticas/dia (uns 200km). Tem dias de mar calmo em que Você aproveita para apertar as correias do motor e fazer faxina no barco. É nos dias de mar agitado que Você aprende o que é ser o comandante e o proeiro também. Você é ainda o cozinheiro, o navegador e o mecânico. Sozinho a bordo, Você precisa dormir mesmo com o barco balançando e enfrentando tempestades. Se vai conseguir, ou não, é outra coisa.
Jessica Watson tem 16 aninhos e está navegando sozinha pelo Atlântico, a mais de meio caminho entre a América do Sul e a África. Noventa dias após desatracar de Sidnei, na Austrália, a menina enfrentou o Cabo Horn. Navega hoje em direção ao Cabo da Boa Esperança (clique sobre o track para ver a posição atual). Para evitar um ciclone extra-tropical a 1.200 milhas ao sul, Jessica alterou o rumo para NE há alguns dias, navegando nas proximidades do Paralelo 30S, que aliás passa em Porto Alegre. Já ultrapassou a metade do caminho. Do sul da África rumará de volta para Sidnei, na costa leste da Austrália. Ela quer ser a pessoa mais jovem a circunavegar o planeta sozinha e sem assistência.
Jessica escreveu em seu blog na terça-feira da semana passada que perdeu a estação de vento e que estima a direção e velocidade do vento observando um pedaço de barbante amarrado aos estais. "Estas são bem as condições que Ella's Pink Lady e eu adoramos", escreveu Jessica, referindo-se ao seu veleiro.
Um dos grandes legados da façanha certamente será a divulgação da vela de cruzeiro. Já o maior prejuízo, poderá ser a marola involuntária nos feitos de uma enorme quantidade de marmanjos mundo afora.
"Alguém se importaria se, em vez de voltar para Sydney, eu desse uma segunda volta?", brinca Jessica, já com 12.500 milhas navegadas em mais de 100 dias de viagem.
Bons ventos pra guria!


postado no www.Popa.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário