Viajar de veleiro



A maravilha de se viajar de veleiro é que basta que se decida ir para algum lugar, tudo que se tem que fazer é levantar a âncora,içar velas e ir embora.Essa sensação de liberdade é fabulosa,é quase como ter asas e voar livremente,basta bate-las.

Helio Setti Jr.

Tem que ir, ver e sentir!


"...Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu, para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor, e o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o seu próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser; que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver..."


Amir Klink



sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Seu barco não cheira bem? Não disfarce! Nós te ajudamos a solucionar o problema

O segredo,está em saber de onde vem o mau cheiro e não apenas em encobri-lo. Veja o que fazer em cada caso:

Mofo na cabine:
Ventiladores, desumidificadores e condicionadores de ar combatem a umidade, pois fazem o ar circular. Mas mesmo que seu barco tenha tudo isso, mande o marinheiro abri-lo todos os dias. E não guarde equipamentos úmidos na cabine

Mofo nos armários:
Os armários têm de ser bem isolados do costado e ter portas com persianas ou respiros, além de interior de fórmica ou fibra. Ventile e limpe-os bem sempre. Cuidado também com toalhas molhadas, que jamais devem ser guardadas na cabine

Mofo no carpete:
Costado, armários e paióis nunca devem ter forro de carpete. Se no seu barco for assim, mande tirá-lo imediatamente. Já o carpete no piso, que é ventilado, não há problema.

Sujeira no ar-refrigerado ou água parada no desumidificador:
Mande limpar os dutos e filtros do ar-refrigerado. E seque o reservatório de água do desumidificador. Cuidado para que o dreno do ar-refrigerado não vaze na cabine.
Má vedação de janelas e vigias:
Verifique periodicamente o estado das borrachas de vedação e, nos passeios, lembre-se de fechar bem a cabine quando chover ou houver borrifos de água no convés.

Água parada no porão ou no poceto:
Esgote toda a água na volta dos passeios e faça uma boa limpeza geral uma vez por semana. Pinte o porão com tinta de poliuretano ou gelcoat, para facilitar a limpeza, e troque todas as mangueiras de combustível a cada dois anos.

Vazamento de óleo ou combustível:
Mantenha o motor bem limpo, pois isso ajuda a encontrar vazamentos nas juntas e mangueiras, e faça revisões periódicas. Uma dica: para neutralizar emergencialmente odores de combustíveis, jogue sabão em pó ou detergente na poça onde ele se misturou com a água.

Limbo e algas mortas na tubulação:
Mesmo que não usar sempre o barco, mande alguém dar descarga nos vasos sanitários ao menos uma vez por semana. Mas, para isso, use água doce. Senão, piora. Além disso, use apenas mangueiras apropriadas para esgoto.

Sujeira na caixa séptica ou na de águas usadas:
Se em vez de estações de tratamento de esgoto seu barco
tiver caixas de coleta e armazenamento, aplique bactericida nelas uma vez por semana e não se esqueça de esvaziá-las.

Zinabre nas instalações e terminações elétricas:
É perigosíssimo porque, com o tempo, além de cheirar mal, destrói as ligações e os pólos das baterias. Faça, portanto, uma manutenção periódica em toda a fiação.



Baseado em Materia de Regina Hatakeyama para a revista Náutica 224

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