Viajar de veleiro



A maravilha de se viajar de veleiro é que basta que se decida ir para algum lugar, tudo que se tem que fazer é levantar a âncora,içar velas e ir embora.Essa sensação de liberdade é fabulosa,é quase como ter asas e voar livremente,basta bate-las.

Helio Setti Jr.

Tem que ir, ver e sentir!


"...Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu, para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor, e o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o seu próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser; que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver..."


Amir Klink


terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Mais uma bandeira a bordo?


Em 23 de dezembro de 2009 o Presidente da República sancionou a lei 12.157, obrigando o hasteamento da bandeira do Mercosul junto à bandeira do Brasil. A alteração é extensiva aos navios (marinha mercante), considerando o que diz a lei 5.700, alterada por esta de dezembro último. A lei entrará em vigor em 45 dias da publicação.
O uso da bandeira nacional em embarcações de esporte e/ou recreio não está associado às leis acima. A obrigação do uso é ditada pela NORMAM - Normas da Autoridade Marítima, da Marinha do Brasil.
Espera-se que a Marinha não estenda a obrigação do uso da bandeira do Mercosul às embarcações de recreio, até por uma questão de segurança, já que o mastro da bandeira precisaria ter mais do que o dobro do comprimento, o que em embarcações de pequeno porte, a exemplo de lanchas e outras, poderia representar um obstáculo em torno de 50cm maior a bordo.
Assim como as embarcações miúdas estão dispensadas pela NORMAM do uso da bandeira nacional, esperamos que a Marinha dispense o uso da bandeira do Mercosul nas embarcações de recreio, de modo geral.


materia do www.popa.com.br