Viajar de veleiro



A maravilha de se viajar de veleiro é que basta que se decida ir para algum lugar, tudo que se tem que fazer é levantar a âncora,içar velas e ir embora.Essa sensação de liberdade é fabulosa,é quase como ter asas e voar livremente,basta bate-las.

Helio Setti Jr.

Tem que ir, ver e sentir!


"...Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu, para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor, e o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o seu próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser; que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver..."


Amir Klink


segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Qual a diferença entre furacão, ciclone e tufão?

 

Você já se perguntou qual a diferença entre furacão, ciclone e tufão? Pois bem, esta matéria tentará esclarecer a sua dúvida.

Furacão visto do espaço

Essencialmente, todos são a mesma coisa, e são chamados oficialmente de ciclones tropicais. Porém, termos distintos são utilizados para identificá-los em diferentes partes do mundo.

No Atlântico, no Mar do Caribe e no Pacífico central e nordeste, o termo usado é “furacão”. Já na região noroeste do Pacífico, o termo utilizado é “tufão”. No Golfo de Bengala e no Mar Arábico, utiliza-se o termo “ciclone”.

O termo “ciclone tropical” ainda é usado no sudoeste do Oceano Índico; na região sudoeste do Pacífico e sudeste do Oceano Índico utiliza-se “ciclone tropical severo”.

Intensidade

Uma tempestade tropical é formada quando os ventos ultrapasssam os 63 km/h. Furacões, tufões, ciclones tropicais ou ciclones se formam à 119 km/h. Existem cinco classificações de intensidade, dependendo da velocidade dos ventos; a classificação mais alta é 5 e está acima dos 249 km/h.

Rotação: Quando ao norte da Linha do Equador, o sentido da rotação é anti-horário, quando ao sul, horário.

Qual é o lugar mais afetado? O noroeste do Pacífico. Um ano comum na região tem cerca de 27 tufões.

Quem decide os nomes? As listas são mantidas pela Organização Mundial de Meteorologia; são escolhidos nomes familiares à região afetada. Os nomes escolhidos são retirados da lista e substituídos por outros para evitar confusões. [News.com.au]

Fonte: Mistérios do Mundo