Amir Klink
Viajar de veleiro
A maravilha de se viajar de veleiro é que basta que se decida ir para algum lugar, tudo que se tem que fazer é levantar a âncora,içar velas e ir embora.Essa sensação de liberdade é fabulosa,é quase como ter asas e voar livremente,basta bate-las.Helio Setti Jr.
Tem que ir, ver e sentir!
"...Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu, para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor, e o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o seu próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser; que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver..."
Amir Klink
domingo, 15 de novembro de 2009
Veja por que o Quick Shift facilita a pilotagem do barco
Com a função “troll/docking” (patinagem proposital dos discos da embreagem), consegue-se, por exemplo, manter um barco de 48 pés a menos de 1 metro de uma estaca e na correnteza do canal.
Seu engate é extremamente suave e tem a função “express”, que combina duas outras, a “troll/docking” e a “cruiser”, permitindo passar da primeira para a segunda sem se preocupar em programar o reversor para a nova função. Se você fizer isso com um equipamento comum, os discos de embreagem serão fritados dentro da caixa mecânica do reversor.
O Quick Shift pode inverter a rotação dos eixos de maneira automática, caso o piloto engate acidentalmente a ré em alta velocidade, evitando assim danos para o conjunto motor/propulsor do barco.
É compatível com todas as marcas de comando eletrônico, mas a função “express” só é acessada com um comando da própria Twin Disc.
Seus únicos inconvenientes são o preço (cerca de 10% a mais que um reversor comum) e, como seu acionamento é automático, é preciso tomar mais cuidado na instalação e manutenção.
É um equipamento importantíssimo a bordo, mas não vem de fábrica em nenhuma lancha.
É muito útil e prático também em reversores com duas marchas para a frente: uma para arrancadas e outra para velocidades de planeio.
Pode ser instalado em qualquer lanc a com motor de centro ou centro-rabeta a diesel e está disponível para motores de 600 a 3 000 hp, ou seja, quase sempre apenas para barcos acima dos 25 pés.
Da Náutica 227 postado em http://www.nautica.com.br/noticias
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