Viajar de veleiro



A maravilha de se viajar de veleiro é que basta que se decida ir para algum lugar, tudo que se tem que fazer é levantar a âncora,içar velas e ir embora.Essa sensação de liberdade é fabulosa,é quase como ter asas e voar livremente,basta bate-las.

Helio Setti Jr.

Tem que ir, ver e sentir!


"...Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu, para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor, e o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o seu próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser; que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver..."


Amir Klink


quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Soluções simples para evitar grandes dores de cabeça. Spurs Marine, da Mar 7, protege o hélice contra cabos e cordas

 

Foto: Fernando Monteiro

Foi por indicação de gente que navega muito que eu cheguei ao pequeno estande da Mar 7 e encontrei o equipamento da Spurs Marine que consiste em um sistema simples capaz de cortar cordas, cabos, redes e outros enroscos que podem não só atrapalhar qualquer passeio como também causar grandes prejuízos financeiros e ao motor.
O sistema é composto por duas lâminas, uma fixa e outra que gira juntamente com o hélice. Quando um cabo começa a se enroscar no hélice, ele é prontamente cortado. Segundo o representante, as lâminas não perdem o fio, mas é necessária uma manutenção anual para substituir as luvas e silenciadores, que são feitos de material plástico e dos anodos de sacrifício. Esse equipamento não é instalado em motores de popa, apenas em centro-rabeta.
Reproduzir o funcionamento desse sistema com fotos não é fácil, mas quem quiser saber mais pode ver as animações direto no site do fabricante: www.spursmarine.com.

POR JR para http://www.boatshow.com.br/spbs2010/post.php?id_blog=1070